Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3389
Tipo do documento: Tese
Título: A abordagem rizomática
Autor: Moraes, Renato Bulcão 
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Segundo membro da banca: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Terceiro membro da banca: Aparício, Ana Silva Moço
Quarto membro da banca: Giora , Regina Célia Faria Amaro
Resumo: Em 2009 Wilton Azevedo apresentou na Universidade Paris 8 seu trabalho de pós-doutorado Interpoesia- O Início da Escritura Expandida. Azevedo fez um estudo semiótico das possibilidades da poesia no ambiente de rede – Internet. Verificou que sua ideia de escritura expandida não se limitava à poesia, mas também à educação. Percebeu que no século XXI tudo que propuser a construção do conhecimento e da arte deve ser desenvolvido de forma rizomática. Utilizando a metodologia das abordagens na educação de Graça Mizukami, pretendemos verificar se a proposta de Azevedo permite a construção de uma prática de ensino-aprendizagem que possa ser utilizada no ambiente de rede. Além de inspecionar as ideias de Azevedo com a metodologia de Mizukami, cotejamos exemplos que contribuem para o entendimento do que poderia constituir uma educação rizomática. No percurso foram examinadas as ideias de G. Deleuze e F. Guattari, que adotaram o termo como conceito para sua obra Mil Platôs.
Abstract: Wilton Azevedo wrote his pos-doctoral paper The Beginning of the Expanded Scripture in 2009, at the University Paris 8. Azevedo made a semiotic study of the possibilities of poetry in the network environment of the Internet. He believed that his idea of expanded writing was not limited to poetry but also to education. He realized that in the 21st century everything that proposes knowledge building and art, should be developed in a rhizomatic approach. Using the methodology of Graça Mizukami to analyse educational approaches, we intend to verify if the proposal of Azevedo allows a teaching-learning practice that may be used in the internet environment. Also, as we combine Azevedo's ideas with Mizukami's methodology, we will collate examples that contribute to the understanding of what could constitute a rhizomatic education. In the course will be examined the ideas of G. Deleuze and F. Guattari, who adopted the term as a concept for their book Thousand Plateaus.
Palavras-chave: abordagem
rizomática
Mizukami
Deleuze
Guattari
educação a distância
ensino-aprendizado
redes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MORAES, Renato Bulcão. A abordagem rizomática. 2017. 261 f. Tese( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3389
Data de defesa: 3-Ago-2017
Aparece nas coleções:Doutorado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Bulcão de Moraes.pdfRenato Bulcão de Moraes1.95 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons