Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3334
Tipo do documento: Dissertação
Título: O poder da palavra: a narrativa presente na aula de história na era das novas tecnologias
Autor: Almeida, João Marcello de Araújo Costa Lopes de 
Primeiro orientador: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Aparício, Ana Silvia Moço
Resumo: O presente trabalho propõe-se a analisar a narrativa oral do professor de História em sala de aula. O percurso da pesquisa teve início com o estudo da História enquanto narrativa; prosseguiu com a investigação da aula expositiva dialogada como caminho para a construção de uma narrativa histórica; e estabeleceu um estudo comparativo de aulas em que as vozes de alunos e professor são o elemento principal em contraposição à aula cuja narrativa oral de um vídeo é a fonte dos conteúdos a serem trabalhados. Compreende-se, a partir do trabalho realizado, que a ação docente, especialmente no âmbito da transposição didática e da explicação histórica, é fundamental para o êxito do ensino e insubstituível em relação à utilização de qualquer ferramenta tecnológica.
Abstract: This paper proposes to analyze oral narrative of a History teacher in the classroom. Research has started with the study of History as a narrative; continued with the investigation of dialogue-based lecture as the path to build a historical narrative; and established a comparative study of classes in which the voices of teacher and students are the main element in contrast to a class in which the oral narrative of a video is the source of the content to be worked. From this, it is possible to understand that the teacher´s role, especially when talking about didactic transposition and historical explanation, is essential to the success of teaching and irreplaceable in relation to the use of any technological tool.
Palavras-chave: narrativa
história
educação
tecnologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: ALMEIDA, João Marcello de Araújo Costa Lopes de. O poder da palavra: a narrativa presente na aula de história na era das novas tecnologias. 2017. 118 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3334
Data de defesa: 11-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoMarcelloAlmeida.pdfJoão Marcello de Araújo Costa Lopes de Almeida3.51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons