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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mineração de dados aplicada a fórum de discussão: uma proposta de visualização para gestores de educação a distância
Autor: Rodrigues, Fabiana Aparecida 
Primeiro orientador: Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Leandro Augusto da
Segundo membro da banca: Pimentel, Edson Pinheiro
Resumo: Os mecanismos voltados para controle de avaliação e análise da produção textual são estratégias que podem auxiliar o acompanhamento de informacões geradas ao longo dos cursos na modalidade a distância. Nesta pesquisa, descreve-se o percurso de aplicação de técnicas e demonstração de resultados por meio de relatórios. Tal demonstração esteve condicionada á temática e aos critérios de avaliação de Fórum de Discussão, restrita ao desenvolvimento de conjunto de técnicas de análise, relacionadas aos dados gerados na interação de cursos on-line de uma instituição de ensino, a fim de facilitar a visualização e oferecer condições de avaliação da qualidade das postagens, vito que professores/tutores têm di ficuldade de seguir as discussões dado o número de participações. Por isso, este estudo teve como estratégia a abordagem quali-quantitativa que visou analisar tanto a quantidade de postagens de 841 participantes, de 18 salas, no universo dos fóruns em que residem problemas detidos, quanto a qualidade dos comentários dos estudantes durante a análise, veri cando se foram satisfatórios e atingiram o objetivo proposto. O objetivo desta pesquisa foi extrair comentários e obter informações relevantes sobre as postagens. Para alcançá-lo, foi elaborado um conjunto de técnicas em R Markdown para apresentar, por meio de relatórios, os resultados da avaliação baseada na linha da Mineração de Dados (MD), em especial a Mineração de Textos (MT) e análises exploratórias, cujas investigacões foram do tipo somativa e formativa. Dessa forma, espera-se que a ação desenvolvida nesta pesquisa possa auxiliar gestores e professores na tarefa de examinar as contribuições dos alunos e acompanhar o trabalho do pro fissional responsável pelo ensino da turma. A metodologia demonstrada e os indicadores utilizados podem ser aplicados para qualquer tipo de base de dados textual.
Abstract: The mechanisms for managing evaluation and analysis of writing are strategies that may help to follow the tracks of information generated throughout e-learning courses. In this research, we detail the course of techniques application and presentation of results by means of reports. Such presentation was conditioned to the set of themes and to the evaluation criterion of Discussion Forum, which was restricted to the development of a set of analysis techniques about data generated in on-line courses interactions of a school institution, in order to enable the visualization and provide conditions to evaluate the quality of posts, as professors/tutors face di culties in following the discussions due to the quantity of interactions. For this reason, this study adopted as strategy a qualitative and quantitative approach that aimed to analyze both quantity of posts of 841 participants of 18 classes within the discussion forums universe where we may nd problems, and quality of students comments during the analysis, by checking if they were suitable and if they met the objective proposed. The objective of this research was extracting comments and having relevant information about the posts. To achieve this purpose, it was developed a set of techniques in an R Markdown le to present reports with results of the evaluation based on Data Mining (DM), speci cally Text Mining (TM) and exploratory analysis, whose investigations were summative and formative. In this way, we hope that the action developed in this research may support managers to analyze students contributions and follow the work of the professional in charge of class learning. The methodology showed and the indexes used may be applied in any type of text database.
Palavras-chave: ferramentas de comunicação
mineração de dados
redes neurais artificiais
educação a distância
fórum de discussão
visualização de dados
R studio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Programa: Engenharia Elétrica
Citação: RODRIGUES, Fabiana Aparecida. Mineração de dados aplicada a fórum de discussão: uma proposta de visualização para gestores de educação a distância. 2017. 96 f. Dissertação ( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3324
Data de defesa: 24-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado - Engenharia Elétrica e Computação

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