Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3303
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção de subjetividade e formação docente
Autor: Melo, Odenicio Jr Marques 
Primeiro orientador: Bueno, Marcelo Martins
Primeiro membro da banca: Campato, Roger Fernandes
Segundo membro da banca: Moraes Jr, Manoel Ribeiro de
Resumo: O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise sobre as possibilidades de compreensão sobre a produção de subjetividade. A partir de um encontro entre categorias presentes nas obras de Pierre Bourdieu (1930/2002) e Michel Foucault (1926/1984). Com Bourdieu são analisadas algumas questões sobre a produção de subjetividade partindo de alguns conceitos fundamentais que versam sobre o sujeito inserido na cultura. De que maneira a cultura influencia a formação desse sujeito, e de que maneira esse sujeito tem condições de transcender essa influência cultural e se projetar no processo de construção de sua subjetividade. Em Foucault serão analisadas questões que envolvem o exercício de poder na construção do sujeito. Como na produção de subjetividade podem ser vistos sujeitos formados dentro de um padrão discursivo, podendo em situações específicas constituir uma subjetividade sujeitada. Após essa análise sobre as diferentes percepções sobre a produção de subjetividade, a pesquisa relaciona esse processo com a formação docente. O docente em formação, ao estudar as disciplinas específicas da licenciatura agregará valores significativos ao exercício profissional. E para fazer essa relação são utilizadas algumas obras de Phillipe Perrenoud, que faz uma síntese entre as categorias de Bourdieu e Foucault, relacionando-as à formação docente. A correlação entre a produção de subjetividade e a formação docente tem, portanto, esse objetivo de pensar o sujeito professor a partir dos elementos presentes no momento sua formação, em construção, aberto à melhores possibilidades profissionais.
Abstract: El objetivo de este estudio es hacer un análisis de las posibilidades de comprensión sobre la producción de subjetividad a partir de una reunión entre las categorías en las obras de Pierre Bourdieu (1930/2002) y Michel Foucault (1926/1984). Con Bourdieu analiza algunas preguntas acerca de la producción de la subjetividad a partir de algunos conceptos fundamentales que tienen que ver con el tema de la cultura. ¿Cómo influye la cultura de la formación de este tema, y de qué manera este tipo es capaz de trascender este influencias culturales y de proyectos en el proceso de construcción de la subjetividad. En Foucault va a analizar las cuestiones relacionadas con el ejercicio del poder en la construcción del sujeto. Al igual que en la producción de subjetividad puede verse sujetos formadas dentro de un patrón discursivo y pueden en situaciones específicas constituyen la subjetividad sometido. Después de este análisis de estas distintas percepciones de la producción de la subjetividad de investigación se relaciona este proceso, con la formación del profesorado. El maestro en el entrenamiento, el estudio de las materias específicas de la titulación añadirá un valor significativo a la práctica profesional. Y para que esta relación se utilizan algunas obras de Phillipe Perrenoud, que es una síntesis de las categorías de Bourdieu y Foucault, relacionándolos con la formación del profesorado. La correlación entre la producción de la subjetividad y la formación docente tiene, por lo tanto, este objetivo pensando que el profesor de la asignatura a partir de los elementos presentes para su formación en la construcción, abierto a mejores posibilidades profesionales.
Palavras-chave: produção de subjetividade
formação docente
habitus
experiência de si
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MELO, Odenicio Jr Marques. Produção de subjetividade e formação docente. 2017. 62 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3303
Data de defesa: 29-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Odenicio Junior Marques de Melo.pdfOdenicio Junior Marques de Melo715.65 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons