Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3298
Tipo do documento: Tese
Título: Modelo de negócio: uma lente pós-estruturalista para configuração de valor
Autor: Lemos Júnior, Luiz Carlos 
Primeiro orientador: Meirelles, Dimária Silva e
Primeiro membro da banca: Brunstein, Janette
Segundo membro da banca: May, Márcia Ramos
Terceiro membro da banca: Franklin, Marcos Antonio
Quarto membro da banca: Lopes, Humberto Elias Garcia
Resumo: Esta pesquisa busca estudar modelo de negócio sob uma lente pós-estruturalista, com o objetivo de estabelecer uma compreensão sobre configuração de valor para além da perspectiva funcionalista e/ou estática que predomina na literatura sobre o tema. Nesse sentido, propõe-se um modelo conceitual baseado na sociologia da translação e uma abordagem interpretativista de configuração do valor, onde modelo de negócio é entendido como processo de articulação dos agrupamentos de estruturas e práticas compostos por complexas relações. Opta-se por um estudo de caso único de escolha intencional e não aleatória, com abordagem qualitativa de natureza fenomenológico-hermenêutica. O estudo é desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, sediada na cidade de Piracicaba (SP). A coleta de dados é composta por um conjunto de cinco entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com o envolvimento de gestores da alta administração, técnicos-administrativos e docentes da organização selecionada. De forma complementar, foram analisados documentos institucionais e desenvolvidas observações não participantes. O corpus da pesquisa é interpretado com auxílio da Análise da Narrativa e da ANT, a partir de uma base teórica que busca privilegiar contribuições voltadas a uma perspectiva transformacional. Neste contexto, as principais contribuições deste estudo são: i) a interpretação e a caracterização da conexão entre as articulações, provenientes da rede de atores e artefatos que subsiste no interior do arranjo e, a configuração de valor no modelo de negócio e; ii) o fomento de uma discussão de natureza epistemológica sobre caminhos alternativos para a elevação do construto de modelo de negócio à condição de teoria.
Abstract: This research seeks to study business model under a post-structuralist lens, aiming to establish an understanding about value configuration beyond the functionalist and / or static perspective that predominates in the literature on the subject. In this sense, it proposes a conceptual model based on the sociology of translation and an interpretativism approach of value configuration, where business model is understood as a process of articulation of the groupings of structures and practices composed of complex relations. We chose a single case study of intentional and non-random choice, with a qualitative approach of phenomenological-hermeneutic nature. The study is developed in a Higher Education Institution, based in the city of Piracicaba (SP). Data collection consists of a set of five half structured interviews, recorded and transcribed, with the involvement of senior management, technical-administrative and teaching staff of the selected organization. In a complementary way, institutional documents were analyzed and non-participant observations were developed. The corpus of the research is interpreted with the help of Narrative Analysis and ANT, from on a theoretical basis that seeks primarily contributions focused on a transformationale perspective. In this context, the main contributions of this study are: i) the interpretation and characterization of the connection between the joints, coming from the network of actors and artifacts that subsists inside the arrangement, and the configuration of value in the business model; Ii) the promotion of a discussion of epistemological nature on alternative ways to elevate the business model concept to the condition of theory.
Palavras-chave: modelo de negócio
configuração de valor
arranjo organizacional
teoria ator-rede
pós-estruturalismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: LEMOS JÚNIOR, Luiz Carlos. Modelo de negócio: uma lente pós-estruturalista para configuração de valor. 2017. 182 f. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3298
Data de defesa: 4-Mai-2017
Aparece nas coleções:Doutorado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR.pdfLUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR3.8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons