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Tipo do documento: Tese
Título: Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios
Autor: Ramirez, Rodrigo Avella 
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Segundo membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hotte
Terceiro membro da banca: Peterossi, Helena Gemignani
Quarto membro da banca: Reali, Aline de Medeiros Rodrigues
Resumo: A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa. Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses, encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de paisagens de conhecimento profissional.
Abstract: Teacher education and professional development are not limited to the initial phases of teaching, or to prescriptive models of training. The professional daily life of the teacher is marked by practices and challenges resulting from the most varied experiences lived, though, rarely socialized. Having the professional experience as the guiding principle of this work; the professor, in his place of work, is regarded as the main producer of knowledge upon his own pedagogical practice. The theoretical background draws on theories that have in the epistemology of the practice its foundation, such as: knowledge base of teaching and the process of pedagogical reasoning; collaborative groups and learning communities; reflexive practice and narrative inquiry. In particular, this work focuses on a group of four experienced English language teachers working in higher education at a public and technology school. From a collaborative perspective of work, it is sought to understand how this group analyzes their learning, their pedagogical practices and contributions derived from the actions exerted by the group itself as a space for the development of teaching. In light of that, a research of a qualitative nature is employed, adopting narrative inquiry as a methodological strategy. Over the course of eight months, biweekly, collective and individual meetings were recorded and transcribed, which came later to compose the field texts used as data collection. The analysis of collective narratives and individual life histories is in accordance with the concept of three-dimensional narrative space (Clandinin & Connelly, 2015) and confirm the group as a conducive environment to foster the development of landscapes of professional knowledge.
Palavras-chave: aprendizagem docente
desenvolvimento profissional
grupo colaborativo
pesquisa narrativa
paisagens de conhecimento profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência : a língua inglesa no ensino superior tecnológico : experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3287
Data de defesa: 13-Jun-2017
Aparece nas coleções:Doutorado - Educação, Arte e História da Cultura

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