Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3284
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aluno-artista: repertórios e experiências em fluxo
Autor: Amaral, Thais 
Primeiro orientador: Mello, Regina Lara Silveira
Primeiro membro da banca: Martins, Mirian Celeste
Segundo membro da banca: Albano, Ana Angélica Medeiros
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar o processo criativo de estudantes do Ensino Médio na sala de arte, chamada de ateliê, de uma escola particular da cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. Embasada no conceito do fluxo de Csikszentmihalyi, as práticas desenvolvidas em oficinas artísticas tiveram como ponto elementar o repertório advindo das histórias e memórias particulares de cada um deles; para isso, um objeto pessoal foi matriz das produções desenvolvidas. Elementos essenciais para o processo de criação foram considerados fundamentais para a análise das práticas: o guia interior, as modificações durante as criações, a relevância de um ateliê para o fazer artístico, bem como as relações entre professora e alunos. Enfatizou-se a importância da exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas realizadas para que a arte tivesse seu papel de linguagem. Utilizamos os conceitos das metodologias artísticas de investigação (MARÍN VIADEL e ROLDÁN, 2012) para apresentar as imagens colhidas nas experiências, tendo a fotografia como metodologia de investigação, visando manter o caráter poético e único de todas elas enquanto parte imprescindível do trabalho.
Abstract: This research sought to investigate the creative process of High School students in the art room, called atelier, of a private school in the city of São Bernardo do Campo, São Paulo. Based on the flow, a concept of Csikszentmihalyi, the practices developed in art workshops had the repertoire from the histories and particular memories of each one of them as elementary point; for this, a personal object was the matrix of the developed productions. Essential elements for the creation process were considered fundamental for the analysis of the practices: the interior guide, the modifications during the creations, the relevance of an atelier for the artistic making, as well as the relations between teacher and students. It was emphasized the importance of the works exhibition developed in the workshops so that art had its role of language. We used the concepts of artistic research methodologies (MARÍN VIADEL and ROLDÁN, 2012) to present the images collected in the experiences, taking photography as a research methodology, aiming at maintaining the poetic and unique character from all of them as an essential part of the work.
Palavras-chave: fluxo
repertório
experiência
poética
fotografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: AMARAL, Thais. Aluno-artista : repertórios e experiências em fluxo. 2017. 177 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3284
Data de defesa: 5-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais Amaral.pdfThais Amaral18.22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons