Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguina, Adriano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3994539187770013por
dc.contributor.advisor1Hardagh, Claudia Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729por
dc.contributor.referee1Rizolli, Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee2Meister, Izabel Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5340922290331025por
dc.date.accessioned2017-01-06T18:50:42Z-
dc.date.issued2016-08-11-
dc.identifier.citationAGUINA, Adriano. Espiando a caixa-preta: os fatores intra e extra-editoriais na produção de conteúdos de imagens para livros didáticos. 2016. 95 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2958-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como problema norteador identificar os principais fatores que influenciam na produção do livro didático e como estes fatores, internos e externos ao aparelho editorial, interferem na produção e seleção de conteúdo de imagens que serão publicadas e trabalhadas pelos alunos e professores de todo país. Como referencial teórico central foram utilizados os principais conceitos da filosofia da caixa-­‐preta de Vilém Flusser, além de diversas bibliografias específicas de áreas variadas do conhecimento – como Editoração, Educação e Direito –, caracterizando-­‐se, dessa maneira, como uma pesquisa interdisciplinar. O pesquisador, também um profissional da área editorial, analisou de forma sistêmica o processo editorial, mais especificamente os processos de edição de arte e de iconografia, identificando e classificando os fatores intra e extra-­‐editoriais que influenciam ou determinam o output do processo, o conteúdo final do livro didático. Dentre os fatores intra-­‐editoriais, temos os pedagógicos, organizacional, financeiros, além dos fatores estilísticos e estéticos. Já entre os fatores extra-­‐editoriais temos os logísticos, legais e governamentais. A pesquisa revelou como esses fatores, escondidos sob a caixa-­‐preta do processo editorial, influenciam diretamente no conteúdo final de imagens apresentado pelo livro didático e que devem ser sempre considerados para qualquer tipo de análise desse objeto editorial e educacional complexo.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to identify the main factors that influence the production of textbooks and how these factors, internal and external to the publishing industry, interfere with the production and selection of image content that will be published in the textbooks used by students and teachers from all over the country. We based our work on the main concepts of Flusser’s philosophy of black box, as well as several specific references in different areas of knowledge – such as Publishing, Education and Law –, what caracterizes this research as an interdisciplinary research. The researcher is a publishing professional and analyzed in a systematic way the publishing process, more specifically, the processes assigned to the art editor and iconographic process, identifying and classifying the internal and external factors to the publishing process that influence or determine the output of the process, the final content of the textbook. The internal factors identified are the pedagogical, organizational, financial and the stylistic/aesthetic ones. The external factors are the logistical, legal and government ones. The survey showed how such factors, hidden inside the black box of the publish process, influence the final content of images inside the textbook and suggests that such issues should be always considered in any analysis of this publishing and educational complex object.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marta Toyoda (1144061@mackenzie.br) on 2017-01-04T14:18:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Adriano Aguina.pdf: 31437914 bytes, checksum: 7b6290ce0c88138be948f522d8c4423e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2017-01-06T18:50:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Adriano Aguina.pdf: 31437914 bytes, checksum: 7b6290ce0c88138be948f522d8c4423e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-06T18:50:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Adriano Aguina.pdf: 31437914 bytes, checksum: 7b6290ce0c88138be948f522d8c4423e (MD5) Previous issue date: 2016-08-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12254/Adriano%20Aguina.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectprodução editorialpor
dc.subjectlivro didáticopor
dc.subjectimagempor
dc.subjectprocessos editoriaispor
dc.subjectdireito autoralpor
dc.subjectedição de artepor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectculturapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleEspiando a caixa-preta: os fatores intra e extra-editoriais na produção de conteúdos de imagens para livros didáticospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.keywordspublishingeng
dc.keywordstextbookeng
dc.keywordsimageeng
dc.keywordspublishing house processeng
dc.keywordscopyrighteng
dc.keywordsart editoreng
dc.keywordseducationeng
dc.keywordscultureeng
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano Aguina.pdf Adriano Aguina30.7 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons