Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Carlos Eduardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671652178451088por
dc.contributor.advisor1Perez, Gilberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8699394703578756por
dc.contributor.referee1Marcondes, Reynaldo Cavalheiro-
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Carvalho de-
dc.date.accessioned2016-09-20T15:34:00Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationPEREIRA, Carlos Eduardo. A captura de sinais antecipativos para a inovação de produto em micro e pequenas empresas. 2016. [97 f.]. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo].por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2852-
dc.description.resumoCom esta dissertação, procurou-se verificar sobre a captura de sinais antecipativos nas Micro e Pequenas Empresas com a finalidade de inovar produtos. Para tanto, foram considerados os construtos da Inteligência Competitiva, sobretudo, a faceta responsável pela captura de sinais antecipativos, bem como a Inovação de Produtos. O método de pesquisa adotado foi qualitativo exploratório interpretativo, com entrevistas em profundidade norteadas por um roteiro estruturado previamente elaborado. Neste sentido, foram entrevistados cinco responsáveis pelo processo da inovação de produtos em Micro e Pequenas Empresas localizadas no Município de São Paulo. Cabe ressaltar que nenhuma das empresas pesquisadas possuía competição direta ou indireta entre si, para garantir que os entrevistados não omitissem informações, bem como para evitar a contaminação de vieses de determinado setor. A análise dos dados deu-se pela utilização da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa indicaram uma característica reativa quanto à busca e posterior captura de sinais antecipativos ou informações já consolidadas no mercado. As inovações de produtos que aconteciam nas Micro e Pequenas Empresas pesquisadas foram, em quase sua totalidade, demandadas por seus clientes, de forma que as informações fossem utilizadas após a solicitação. Notou-se, igualmente, maior predisposição das Micro e Pequenas Empresas em buscar por sinais antecipativos em torno da melhoria de seus processos produtivos, permitindo maior produtividade, qualidade e melhor aproveitamento da matéria-prima utilizada. Ademais, houve casos em que as Micro e Pequenas Empresas mudaram de postura e utilizaram as informações do ambiente para inovar em seus produtos e obtiveram bons resultados, porém em menor frequência.por
dc.description.abstractThe purpose of this research was to verify about weak signals are captured in Micro and Small Enterprises in order to innovate in their products. Therefore, the constructs of Competitive Intelligence, especially the facet responsible for the capture of weak signals and innovation products were considered. The exploratory qualitative interpretative was the research method applied in this study, making use of deep interviews guided by a structured script. In total, five managers in charge of product innovation process in Micro and Small Enterprises located in São Paulo were interviewed. None of the companies surveyed had direct or indirect competition with each other, so the respondents would not hide any information as well as to prevent any contamination of biases particular industry. Content analysis method was selected to analyze the obtained data and the survey results indicated a reactive feature about the search and capture of the weak signals or the information already consolidated in the market. Product innovations which happened in the Micro and Small Enterprises surveyed were almost entirely, demanded by its customers, so that the information were captured after the request. It was also noticed greater predisposition of Micro and Small Enterprises in seeking the weak signals around the improvement of its production processes that allowed higher productivity, quality and better use of the raw material. Moreover, there were cases where Micro and Small Enterprises have changed their posture using informations from the environment to innovate in their products, achieving good results, but less frequently.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Martins (1146629@mackenzie.br) on 2016-09-14T22:51:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Carlos Eduardo Pereira.pdf: 1461829 bytes, checksum: 9b31f6e692e5fd61840d7f321af411b7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2016-09-20T15:34:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Carlos Eduardo Pereira.pdf: 1461829 bytes, checksum: 9b31f6e692e5fd61840d7f321af411b7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T15:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Carlos Eduardo Pereira.pdf: 1461829 bytes, checksum: 9b31f6e692e5fd61840d7f321af411b7 (MD5) Previous issue date: 2016-06-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/11247/Carlos%20Eduardo%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectinteligência competitivapor
dc.subjectsinais antecipativospor
dc.subjectinovação de produtospor
dc.subjectmicro e pequenas empresaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleA captura de sinais antecipativos para a inovação de produto em micro e pequenas empresaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.keywordscompetitive intelligenceeng
dc.keywordsweak signalseng
dc.keywordsproduct innovationeng
dc.keywordsmicro and small enterpriseseng
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Eduardo Pereira.pdfCarlos Eduardo Pereira1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons