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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDesidério, Paulo Henrique Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571525252574502por
dc.contributor.advisor1Zilber, Moisés Ari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524413115146016por
dc.contributor.referee1Bido, Diógenes de Souza-
dc.contributor.referee2Torkomian, Ana Lúcia Vitale-
dc.contributor.referee3Perez, Gilberto-
dc.contributor.referee4Hourneax Júnior, Fabio Lotti-
dc.date.accessioned2016-08-24T15:50:50Z-
dc.date.issued2016-05-18-
dc.identifier.citationDESIDÉRIO, Paulo Henrique Martins. Inovação e o papel da cooperação universidade-empresa na obtenção de vantagens competitivas. 2016. [161 f.]. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo].por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2821-
dc.description.resumoA inovação tecnológica é percebida na empresa como uma estratégia para alcançar vantagem competitiva. As empresas podem adotar o processo inovativo como estratégia e internalizá-la em áreas de pesquisa e desenvolvimento. Outra possibilidade está na absorção externa de conhecimento e invenções por meio de universidades, centros de pesquisa, fornecedores, parceiros estratégicos e outras empresas. Em países com altos níveis de competitividade, mecanismos foram criados para intensificar os elos de cooperação das instituições de pesquisa e empresas. No Brasil, percebe-se uma intensidade de pesquisa de base tecnológica nas instituições de ciência e tecnologia, comportamento esse não refletido nas organizações empresariais. Portanto, esta tese questionou se a cooperação universidade-empresa exerce influência na vantagem competitiva empresarial. Por esse contexto, o objetivo esteve em verificar o papel da cooperação universidade-empresa na geração de vantagem competitiva das empresas. E assim verificou as práticas da cooperação universidade-empresa entre as gestoras de inovação das instituições de ciência e tecnologia e empresas, as vantagens competitivas que as empresas obtêm nessa relação por meio do modelo PIP (Product Innovation Performance), os tipos de inovação apontadas pelas gestoras de inovação e empresas e os fatores que contribuem e inibem o processo de cooperação universidade-empresa. Como norte metodológico, esta pesquisa foi de orientação descritiva com uso da abordagem de métodos mistos, com busca qualitativa das categorias ligadas a inovação, cooperação universidade-empresa, vantagem competitiva e transferência tecnológica. Em sequência, foi realizada a construção das escalas pelas categorias identificadas na literatura e na etapa qualitativa, para posterior coleta quantitativa por meio de questionário aplicado nas gestoras de inovação vinculadas ao Fórum FORTEC e nas empresas associadas a parques e incubadoras tecnológicas filiadas da ANPROTEC e ANPEI que demandam inovação tecnológica, com subsequente análise dos dados por meio da modelagem de equações estruturais no método de mínimos quadrados parciais. Os resultados apontaram uma correlação positiva entre cooperação universidade-empresa e vantagem competitiva em inovação de produtos nas empresas por meio da interação com a universidade para transferência tecnológica. Foram também identificadas quatorze categorias extraídas das entrevistas com as gestoras de inovação e distribuídas em cinco metacategorias relacionadas a estruturas, processos, interação, vantagem inovativa e barreiras no processo de cooperação universidade-empresa.por
dc.description.abstractTechnological innovation is perceived in the company as a strategy to achieve competitive advantage. Companies can adopt the innovative process as a strategy and internalize it in research and development areas. Another possibility is the external absorption of knowledge and inventions by universities, research centers, suppliers, strategic partners and other companies. In countries with high levels of competitiveness, mechanisms have been created to strengthen the ties of cooperation between research institutions and companies. In Brazil perceives an intensity of technology-based research in science and technology institutions, behavior that is not reflected in business organizations. Therefore, this thesis questioned whether the university-business cooperation exercises influence in the business competitive advantage. For this context, the objective was to verify the role of university-industry cooperation in generating competitive advantage of companies. Thus, this thesis verified the practices of university-business cooperation between the managers of innovation of science and technology institutions and companies, the competitive advantages that companies get this relationship through the PIP model (Product Innovation Performance), the types of innovation identified by managers of innovation and companies and the contributing factors and inhibit the process of university-industry cooperation. As methodological north, this research was descriptive guidance by use of mixed methods approach, with a qualitative search of categories linked to innovation, university-industry cooperation, competitive advantage and technology transfer. In sequence, realized the construction of the scales by categories identified in the literature and the qualitative phase, for further quantitative collection through a questionnaire applied in managers of innovation linked to FORTEC Forum and the companies associated with technology parks and incubators affiliated of ANPROTEC and ANPEI that demand technological innovation, with subsequent analysis of the data by means of structural equation modeling in the method of partial least squares. The results showed a positive correlation between university-industry cooperation and competitive advantage in product innovation in companies by means of interaction with the university for technology transfer. Were also identified fourteen categories drawn from interviews with managers of innovation and distributed in five metacategories related to structures, processes, interaction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Martins (1146629@mackenzie.br) on 2016-08-18T17:33:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Paulo Henrique Martins Desidério.pdf: 2381395 bytes, checksum: fe450e02dc7eb4be50e14260e44cee3b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2016-08-24T15:50:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Paulo Henrique Martins Desidério.pdf: 2381395 bytes, checksum: fe450e02dc7eb4be50e14260e44cee3b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-24T15:50:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Paulo Henrique Martins Desidério.pdf: 2381395 bytes, checksum: fe450e02dc7eb4be50e14260e44cee3b (MD5) Previous issue date: 2016-05-18eng
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectcooperaçăo universidade-empresapor
dc.subjectvantagem competitivapor
dc.subjectinovaçăopor
dc.subjectperformance de inovaçăo de produtospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleInovação e o papel da cooperação universidade-empresa na obtenção de vantagens competitivaspor
dc.typeTesepor
dc.keywordscooperation university-industryeng
dc.keywordscompetitive advantageeng
dc.keywordsproduct innovation performanceeng
dc.keywordsinnovationeng
Aparece nas coleções:Doutorado - Administração de Empresas

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