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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapas auto-organizáveis na construção de recursos de aprendizagem adaptativos: uma aplicação no ensino de música
Autor: Ferreira, Fabiano Rodrigues 
Primeiro orientador: Silveira, Ismar Frango
Primeiro membro da banca: Mustaro, Pollyana Notargiacomo
Segundo membro da banca: Thomé, Renata Viana de Barros
Resumo: O cenário educacional brasileiro sofre com a falta de incentivo a um aprendizado musical que realmente faça o educando refletir sobre sua realidade. Devido à política hegemônica atual, os processos educativos, em geral, estão imersos numa alienação descontextualizante e no assistencialismo. O poder de pensamento e reflexão do educando acaba diminuindo consideravelmente numa sociedade que preza mais pelo ensino puramente tecnicista do que pelo incentivo à reflexão, como é o caso da sociedade contemporânea. O resultado disso acaba sendo uma inorganicidade educacional que faz com que o aluno não faça relação daquilo que aprendeu com sua própria vida. Torna-se necessário, portanto, estabelecer mecanismos que auxiliem a adaptação ao contexto cultural do mesmo, levando a uma etnoaprendizagem significativa e contextualizada. Entendem-se os objetos de aprendizagem como exemplos de recursos tecnológicos que surgiram como forma de organizar e estruturar materiais educacionais digitais. Tal conceito, embora seja um paradigma novo no âmbito da educação tem sido amplamente utilizado nos sistemas educacionais atuais através da constante e crescente disponibilização dos mesmos pela Internet. Dessa forma, este trabalho enfoca uma arquitetura de objetos de aprendizagem digitais adaptativos com uma aplicação no processo de aprendizagem de ritmos musicais brasileiros, como exemplo de utilização. Tais objetos são dinamicamente recuperados a partir de repositórios, através de técnicas baseadas em mapas auto-organizáveis. Objetos são selecionados de maneira a criar recursos de aprendizagem que sejam adequados a algum fator de adaptabilidade desejável para o contexto, como conhecimentos prévios, estilos de aprendizagem ou aspectos culturais.
Abstract: Brazilian educational scenario suffers from the lack of incentive to a musical apprenticeship that leads students to reflect about their own reality. Due to the actual hegemonic politics, educational processes, in general, are characterized by diminishing student s potential for reflection, in a society that priorizes a strict technicist teaching, as contemporary society is. As a result, students are often not able to stablish relationships between what was learned and their own lives. Thus, it is necessary to have some mechanisms that could help the adaptation to student s cultural context, leading to a meaningful ethnic learning. Learning objects concept can be understood as examples of technological resources that appear in a way to organize and structure digital educational data. Such concept, althought is a new paradigm into educational ambit, has been widely used on educational systems by constant & crescent deliver of learning objects by Internet. In this way, this work focuses an adaptive learning object architecture, applied to the learning process of Brazilian musical rhythms, as an example. Such objects are dynamically retrieved from repositories through techniques based on self-organizing maps. Objects are selected in order to create learning resources adequate to some desirable adaptivity factor, as previous knowledge, learning styles or cultural aspects.
Palavras-chave: objetos de aprendizagem
clusterização
redes neurais
redes de Kohonen
mapas auto-organizáveis
inteligência artificial
educação musical
educação libertária
learning objects
clustering
neural networks
Kohonen networks
self-organizing maps
artificial intelligence
musical education
libertarian education
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Engenharia Elétrica
Programa: Engenharia Elétrica
Agencia(s) de fomento: Fundo Mackenzie de Pesquisa
Citação: FERREIRA, Fabiano Rodrigues. Mapas auto-organizáveis na construção de recursos de aprendizagem adaptativos: uma aplicação no ensino de música. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2753
Data de defesa: 29-Fev-2008
Aparece nas coleções:Mestrado - Engenharia Elétrica e Computação

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