Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBedin, Maria Camilapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4668247359310022por
dc.contributor.advisor1Pinto, Elisa Guimarãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721por
dc.contributor.referee1Martins, Ronaldo Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1319318974098247por
dc.contributor.referee2Lucena, Maria Inês Ghilardipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5762206717891766por
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:35Z-
dc.date.available2008-05-20pt_BR
dc.date.issued2007-12-10pt_BR
dc.identifier.citationBEDIN, Maria Camila. Aspectos lingüístico-discursivos nas canções de Chico Buarque de Hollanda. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2226-
dc.description.resumoConstituem o corpus dessa dissertação as letras de músicas de Chico Buarque de Hollanda Roda-Viva (1967), Apesar de Você (1970), Quando o Carnaval Chegar e Bom Conselho, ambas de 1972 produzidas na época da ditadura militar no Brasil e consideradas um texto/discurso que traz muitos sentidos subjacentes, os quais serão revelados nas posteriores análises. Para tanto, seguimos uma seqüência esquemática de elaboração desta investigação, a fim de facilitar a leitura desses sentidos. Iniciamos apresentando de forma sucinta os caminhos percorridos pela Lingüística Textual desde seu surgimento, na década de 60 na Europa, até os dias de hoje, para chegarmos às noções de texto e discurso. Essas noções nos conduzem, primeiramente, à textualidade e seus sete fatores que emergem no campo lingüístico a coesão, a coerência, a intencionalidade, a aceitabilidade, a informatividade, a situacionalidade e a intertextualidade dos quais nos valeremos da intencionalidade, da aceitabilidade e da situacionalidade, especificamente. Na seqüência, recorremos à Análise do Discurso para desenvolver os conceitos de sujeito, ideologia, pressupostos, subentendidos e silêncios, que complementam nosso estudo. Ao final, nas análises lingüístico-discursivas, propusemos uma leitura possível dentre as muitas existentes das letras de músicas selecionadas, as quais revelam um sujeito inconformado com a situação política do Brasil mas que, apesar da censura, não deixa de dar o seu recado através de seu samba-duplex .por
dc.description.abstractThe corpus of the present dissertation contains the lyrics of the following songs, written by Chico Buarque de Hollanda Roda-Viva (1967), Apesar de Você (1970), Quando o Carnaval Chegar and Bom Conselho, both from 1972 all produced during the military dictatorship in Brazil and considered as text/discourse that conveys many underlying meanings, which will be revealed by the analyses presented. In order to do that, and to facilitate the comprehension of such meanings, we have followed a schematic sequence in the elaboration of this investigation. We start by briefly presenting the paths traveled by Textual Linguistics, from its origins in Europe in the 60 s, until this day, in order to get to the notions of text and discourse. Such notions will first lead us to textuality and the seven factors which emerge in the linguistic field cohesion; coherence; intentionality; acceptability; informativity; situationality; intertextuality. For the purposes of this work, we will focus on intentionality, acceptability and situationality specifically. After that, we will resort to Discourse Analysis to develop the concepts of subject, ideology, presupposition, subtext and silences, which complement our study. And finally, through linguisticdiscursive analyses, we propose one possible reading, among the many there are, of the lyrics of the songs chosen, which reveal an individual who is disgruntled with the political situation of Brazil and who, despite censorship, managed to convey his message through his samba-duplex" Double Samba).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-15T19:46:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Camila Bedin.pdf: 911565 bytes, checksum: 0c5820d5b19ac32ae8df287e9be763e2 (MD5) Previous issue date: 2007-12-10eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4220/Maria%20Camila%20Bedin.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programLetraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttextualidadepor
dc.subjectdiscursopor
dc.subjectmúsicapor
dc.subjectditadurapor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjecttextualityeng
dc.subjectdiscourseeng
dc.subjectmusiceng
dc.subjectdictatorshipeng
dc.subjectBrazileng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleAspectos lingüístico-discursivos nas canções de Chico Buarque de Hollandapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Camila Bedin.pdf890.2 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.