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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Adenivan Mendespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992412423191672por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548por
dc.contributor.referee1Barros, Diana Luz Pessoa dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426por
dc.contributor.referee2Casagrande, Nancy dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.date.accessioned2016-03-15T19:45:55Z-
dc.date.available2014-04-03pt_BR
dc.date.issued2014-02-04pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Adenivan Mendes. Memória e identidade do aluno da EJA em relatos autobiográficos. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2182-
dc.description.resumoMuitos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desconhecem a realidade de vida dos seus alunos e isso dificulta sensivelmente a interação professor-aluno, obstaculizando o processo ensino-aprendizagem. Sabe-se que a EJA no Brasil, bem como o analfabetismo, assinalam a grande desigualdade social de uma parcela significativa da população brasileira, reforçando um processo de exclusão social. Nessa modalidade de ensino, é fundamental que professores preocupem-se em conhecer a história de vida de seus alunos, seus anseios, sua cultura, seu repertório linguístico, buscando um processo de ensino-aprendizagem que seja respeitoso e, ao mesmo tempo, produtivo. Conhecer o alunado da EJA é condição para que se minimize a possibilidade de ver, mais uma vez, o fracasso escolar e a evasão ocorrerem. A análise das políticas públicas brasileiras voltadas para a erradicação do analfabetismo e, na sequência, a reconstrução do caminho percorrido pela Educação de Jovens e Adultos no percurso da história da educação brasileira demonstram o pouco investimento nessa modalidade, ocasionando exclusão econômica, social e política da população carente. Por meio das autobiografias, verdadeiros discursos memorialísticos produzidos pelos alunos da EJA, nas quais eles traçam um perfil de suas vidas, faz-se a aproximação entre memória e identidade, oferecem-se ao professor, em sua tarefa didático-pedagógica, subsídios para conhecer melhor o jovem e o adulto. Como recurso metodológico, para analisar os textos produzidos pelos alunos pesquisados, a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), foi utilizada.por
dc.description.abstractMany teachers of Education of Youth and Adults (EJA) are unaware of the reality of life of their students and this significantly complicates the teacher-student interaction, hindering the teaching-learning process. It is known that the EJA in Brazil, as well as illiteracy, notice a great social inequality of a significant portion of the Brazilian population, reinforcing a process of social exclusion. In this modality of education, it is essential that teachers worry in knowing the history of their students' lives, their aspirations, their culture, their language repertoire, seeking a teaching-learning process that is respectful and at the same time, productive. To know the pupils of EJA is a condition to minimize the possibility of seeing, once again, the occurrence of school failure and evasion. The analysis of Brazilian public policies for the eradication of illiteracy and, following the reconstruction of the path taken by the Education of Youth and Adults in the path of the history of Brazilian education demonstrates little investment in this modality, causing economic, social and political exclusion of poor population. Through the autobiographies, true memoirs discourses produced by the students of EJA, in which they trace a profile of their lives, makes a closer relationship between memory and identity, is offered to the teacher, in his/her didactic-pedagogic task, subsidies to know better the young and adult. As a methodological resource to analyze the texts produced by the students surveyed, the Content Analysis, according to Bardin (2011), was used.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-15T19:45:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adenivan Mendes Carvalho.pdf: 1459065 bytes, checksum: 3a7cdbaad8a93afb330acb59de94ba89 (MD5) Previous issue date: 2014-02-04eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4113/Adenivan%20Mendes%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programLetraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação de jovens e adultospor
dc.subjectrelato autobiográficopor
dc.subjectmemóriapor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectanálise de conteúdopor
dc.subjecteducation of youth and adultseng
dc.subjectautobiographical reporteng
dc.subjectmemoryeng
dc.subjectidentityeng
dc.subjectcontent analysiseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleMemória e identidade do aluno da EJA em relatos autobiográficospor
dc.typeDissertaçãopor
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