Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1865
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alteridade na escola regular: uso de alternativas de comunicação e de linguagem para a inclusão de alunos com múltipla deficiência sensorial
Autor: Jacob, Rosangela Nezeiro da Fonseca 
Primeiro orientador: Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Primeiro membro da banca: Mazzotta, Marcos José da Silveira
Segundo membro da banca: Ormelezi, Eliana Maria
Resumo: Alunos com múltipla deficiência sensorial apresentam formas de comunicação e linguagem bastante específicas, sendo este o grande desafio da escola regular, quando da inclusão destes alunos na sala comum. Deste modo, a presente pesquisa fundamentou-se nas definições e caracterizações da múltipla deficiência sensorial e nas formas de comunicação pré-simbólica e simbólica, destacando as possibilidades de comunicação e linguagem de indivíduos com esta deficiência. Com suporte na teoria de Vigotski e contribuições da teoria de Bakhtin, discutiu-se e investigou-se a importância das trocas entre os pares para a efetivação da comunicação e linguagem dos indivíduos. Com o objetivo de conhecer os processos dialógicos entre professor e aluno com múltipla deficiência sensorial, a pesquisa teve como recurso de coleta de informações: entrevistas, observações e registros em vídeo. A análise do material coletado levou à conclusão de que o aluno matriculado em sala de professora que recebeu orientação especializada sobre as especificidades das formas de comunicação e linguagem de alunos com múltipla deficiência sensorial realiza adequações para a efetiva inclusão do aluno; no entanto, a professora que não recebeu a mesma orientação, apesar da intenção para as adequações, não consegue concretizar ações que viabilizem a inclusão do aluno.
Abstract: Students with sensory disabilities have multiple forms of communication and language that is very specific, and this is the great challenge of regular school, when at the inclusion of these students in the common room. Thus, the present study was based on the definitions and characterizations of sensory and multiple disabilities in the forms of communication pre-symbolic and symbolic, highlighting the possibilities of communication and language of individuals with this disability. With the support of the theory of Vigotski and the Bakhtin's theory contributions, it is discussed and investigated the extent of trade between pairs for effective communication and language of individuals. In order to understand the dialogic processes between teacher and student with multiple sensory disabilities, the research had as information-gathering interviews, observations and video recordings. The analysis of the collected material led to the conclusion that the student enrolled in a teacher s class room, who received expert advice on the specific forms of communication and language of students with multiple sensory disabilities perform adjustments as the effective inclusion of students, however, the teacher that did not receive the same orientation, despite the intention of the adjustments, did not make real the actions that allow the inclusion of the student.
Palavras-chave: comunicação e linguagem
múltipla deficiência sensorial
escola regular
communication and language
multiple sensory deficiency
regular school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Perkins School for the Blind
Citação: JACOB, Rosangela Nezeiro da Fonseca. Alteridade na escola regular: uso de alternativas de comunicação e de linguagem para a inclusão de alunos com múltipla deficiência sensorial. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1865
Data de defesa: 17-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosangela Nezeiro da Fonseca Jacob.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.