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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCeleti, Filipe Rangelpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2735731629245680por
dc.contributor.advisor1Ambrogi, Ingrid Höttept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee1Codina, Graciela Deri dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278814176897747por
dc.contributor.referee2Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reispt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170526237232776por
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:00Z-
dc.date.available2011-08-05pt_BR
dc.date.issued2011-02-22pt_BR
dc.identifier.citationCELETI, Filipe Rangel. Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1801-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como proposta, a partir de pesquisa bibliográfica, discutir a obrigatoriedade estatal da educação. Apresentamos o surgimento histórico da obrigatoriedade educacional e os pressupostos que serviram de norte para os estados modernos constituírem um projeto de educação pública e também os argumentos para manter tal projeto na contemporaneidade, a partir de Jose Gimeno Sacristán. Como contraponto à defesa da compulsoriedade estatal da educação, foi trazido os argumentos de Murray Rothbard, e outros teóricos da Escola Austríaca de Economia, que propõe a retirada do estado das relações e acordos firmados entre indivíduos. Com o embate, tentamos demonstrar que uma educação desejável não pode ser provida pelo estado e que os indivíduos podem e deveriam conduzir a si mesmos. A partir do libertarianismo ético de Rothbard, apontamos que é o mercado, e não o governo, que deveria prover a educação. A partir da crítica ao modelo compulsório estatal, apresentamos duas propostas teóricas para a não obrigatoriedade do estado na educação os vouchers (vales-educação) e o homeschooling (ensino doméstico)por
dc.description.abstractThis research work has a proposal, based on literature researches, to discuss the education compulsory state. It has in view to present the historical appearance of the compulsory education and the assumptions that formed the north to modern states constitute a public education project and also the arguments to keep this project into the contemporary, since José Gimeno Sacristán. As a counterpoint to the defense of the education binding state, it was brought Murray Rothbard s arguments and of other theorists of the Austrian School of Economics proposing the retired of the state from the relations and agreements among individuals. With the crash, we try to demonstrate that a desirable education can not be provided by the state and that, individuals may and should conduct themselves. From criticism to the compulsory state model we present two theoretical proposals for non-mandatory state in education, vouchers and homeschoolingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-15T19:42:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Filipe Rangel Celeti.pdf: 589223 bytes, checksum: 8823be28e5382316d24c76d8e272ce7b (MD5) Previous issue date: 2011-02-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3964/Filipe%20Rangel%20Celeti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectliberdadepor
dc.subjectpolíticapor
dc.subjecteconomiapor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectlibertyeng
dc.subjectpoliticseng
dc.subjecteconomyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercadopor
dc.typeDissertaçãopor
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