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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiccas, Camilapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1761625866226411por
dc.contributor.advisor1D´antino, Maria Eloisa Famápt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820por
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria Cristina Triguero Velozpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363por
dc.contributor.referee2Bueno, José Geraldo Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7661176986869406por
dc.date.accessioned2016-03-15T19:39:46Z-
dc.date.available2011-10-26pt_BR
dc.date.issued2011-08-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1558-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi elaborar um protocolo, baseado na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), para a avaliação de escolares com deficiência intelectual e verificar a sua aplicabilidade. A elaboração do protocolo passou por etapas distintas, a saber, desenvolvimento de um protocolo inicial, revisão após exame de qualificação, análise por pesquisadores juízes e revi-são pela pesquisadora. Ao final desse processo, convergiu-se apenas para o com-ponente Atividades e Participação da CIF para a seleção dos itens componentes no protocolo proposto. A aplicabilidade dessa última versão do protocolo foi verifica-da em estudo-piloto junto a professores do Ensino Fundamental I que ministram au-las para alunos com síndrome de Down em salas regulares da rede municipal de ensino de Barueri, SP. O estudo piloto com grupo controle (crianças com desenvol-vimento típico) e crianças com Síndrome de Down, mostrou que o protocolo avalia a funcionalidade em Atividades e Participação, de forma adequada. Foi verificado, a-través de questionário aplicado com os professores, boa aceitação do uso do proto-colo em ambiente escolar.por
dc.description.abstractA protocol based on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was developed for the assessment of students with intellectual dis-ability, and its applicability was verified. The elaboration of such protocol involved different steps: an initial version of the protocol, a reviewed version attending the recommendations of the members of the Research Examination Committee, and the submission of this reviewed version to the judgment of three expert researchers. At the end of the process, only the component Activities and Participation of the ICF was elected to take part of the protocol here proposed. The applicability of this final version was verified in a restrictive pilot-study including teachers of the Fundamental Education I who had students with Down´s syndrome in their regular classrooms of the public education system of Barueri, SP, Brazil. The pilot-study with a control group (typically developing children) and children with Down syndrome, showed that the protocol evaluates the functionality and Participation in Activities, as appropriate. It was found by a questionnaire applied to teachers' receptiveness to the use of protocol in the school environment.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-15T19:39:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Miccas.pdf: 651255 bytes, checksum: fed6afe2da237aa6e90c49af002d3d82 (MD5) Previous issue date: 2011-08-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3698/Camila%20Miccas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdeficiência intelectualpor
dc.subjectsíndrome de Downpor
dc.subjectensino fundamental Ipor
dc.subjectavaliação de escolarespor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectintellectual disabilityeng
dc.subjectbasic educationeng
dc.subjectschool assessmenteng
dc.subjectinclusioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleAvaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado - Distúrbios do Desenvolvimento

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