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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMecca, Tatiana Pontrellipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9354478198313928por
dc.contributor.advisor1Macedo, Elizeu Coutinho dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445por
dc.contributor.referee1Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabrapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703por
dc.contributor.referee2Primi, Ricardopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5114152079911903por
dc.date.accessioned2016-03-15T19:39:37Z-
dc.date.available2011-01-21pt_BR
dc.date.issued2010-12-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1540-
dc.description.resumoTestes tradicionais que avaliam inteligência exigem habilidades e formas de responder que são difíceis para sujeitos com condições clínicas específicas como os distúrbios do desenvolvimento. Assim, é necessário disponibilizar instrumentos que possibilitem essa avaliação. Um teste utilizado internacionalmente para avaliação de inteligência não-verbal nos distúrbios do desenvolvimento é a Leiter-R, aplicada dos 2 aos 20 anos. São fornecidas três medidas de desempenho: Raciocínio Fluido, QI Estimado e QI Total, por meio dos subtestes da Bateria de Visualização e Raciocínio. O objetivo deste estudo foi realizar a tradução, adaptação e verificar parâmetros psicométricos da Bateria de Visualização e Raciocínio da Leiter-R em pré-escolares. A tradução e adaptação foram realizadas de acordo com pressupostos apresentados nas diretrizes da International Test Commission seguindo as seguintes etapas: tradução, julgamento, adaptação e revisão da versão final. Participaram 254 crianças entre 3 e 6 anos, alunos de 1º a 3º Estágio do Ensino Infantil de duas escolas públicas da cidade de São Paulo. Resultados de análise de variância mostraram efeito da idade e série no desempenho em todos os subtestes da Leiter-R, exceto para o subteste de Sequencias. Diferenças no desempenho devido ao tempo de escolarização foram encontradas no subteste Padrões Repetidos em crianças de 4 anos do 1º Estágio e nos subtestes Figura-Fundo e Formas Completas em crianças de 5 anos no 2º Estágio. ANOVA revelou diferença de gênero para a idade de 6 anos no subteste Dobra de Papel com melhor desempenho no grupo feminino. Padrões de convergência foram verificados através de correlações positivas e significativas entre os escores na Leiter-R com a Escala de Maturidade Mental Columbia e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Correlações entre teste e reteste foram positivas e significativas para a maioria dos subtestes. Os coeficientes de Spearman-Brown ficaram em torno de 0,84 e Alfa de Cronbach por idade e série, mostraram valores em torno de 0,77 indicando boa precisão dos subtestes. Desta forma, os resultados sugerem boa adequação dos parâmetros psicométricos da Leiter-R, preenchendo requisitos básicos que atestam a qualidade do instrumento.por
dc.description.abstractTraditional tests that assess intelligence require skills and ways of responding that are difficult for individuals with specific clinical conditions such as developmental disorders. Thus, it is necessary to provide tools that enable this evaluation. An internationally used test for evaluating nonverbal intelligence in developmental disorders is the Leiter-R, applied from ages 2 to 20. Three performance measures are provided: Fluid Reasoning, Estimated IQ and Total IQ, by means of subtests of the Visualization and Raciocínio Battery. The objective of this study was to perform the translation, adaptation and to check psychometric parameters of the Visualization and Reasoning Battery of the Leiter-R in pre-school children. The translation and adaptation were performed according to assumptions presented in the guidelines of the International Test Commission by following these steps: translation, examination, adaptation and review of the final version. Participants were 254 children between ages 3 and 6, students of 1st to 3rd Stage of Childhood Education from two public schools in the city of São Paulo. Results of variance analysis showed significant effect of age and grade in performance in all Leiter-R subtests, except Sequential Order. Differences in performance due to the time of schooling were found in the Repeated Patterns subtest in children at age 4 of the 1st Stage and in the Figure-Ground and Form Completion subtests in children at age 5 of the 2nd Stage. ANOVA revealed differences of gender for age 6 in the Paper Folding subtest, with better performance in the feminine group. Patterns of convergence were verified through significant and positive correlations between scores in the Leiter-R with the Columbia Mental Maturity Scale and Raven s Coloured Progressive Matrices. Correlations between test and retest were positive and significant for most subtests. The Spearman-Brown coefficients were around 0.84 and Cronbach's Alpha for age and grade showed values around 0.77 indicating good accuracy of subtests. Thus, the results suggest good adequacy of psychometric parameters of the Leiter-R, fulfilling basic requirements that attest to the quality of the tool.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-15T19:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tatiana Pontrelli Mecca.pdf: 1842127 bytes, checksum: fcb8dffc9eefa930eaf75dc92c2dc1c6 (MD5) Previous issue date: 2010-12-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3655/Tatiana%20Pontrelli%20Mecca.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectavaliação psicológicapor
dc.subjectinteligênciapor
dc.subjectLeiter-Rpor
dc.subjectpsychological assessmenteng
dc.subjectintelligenceeng
dc.subjectLeiter-Reng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleTradução, adaptação, fidedignidade e evidências de validade da bateria de visualização e raciocínio da Leiter International Performance Scale-Revisedpor
dc.title.alternativeTranslation, adaptation, reliability and validity evidences of the visualization and reasoning battery of the Leiter International Performance Scale Revisedeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado - Distúrbios do Desenvolvimento

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